Cevimar Eletrodomésticos de Luxo

Empresa líder do disputadíssimo mercado de eletrodomésticos de luxo, para Paraná e Santa Catarina.

Da 7ª para a 3ª posição na Preferência de Marcas Industriais no Brasil.
Cevimar Eletrodomésticos de Luxo  Cevimar Eletrodomésticos de Luxo

Cevimar Eletrodomésticos de Luxo

Em 2020, trata-se da empresa líder do disputadíssimo mercado de eletrodomésticos de luxo, para Paraná e Santa Catarina. Revendendo em sua loja as principais marcas do Mercado de Luxo e sendo a primeira lembrança do segmento no público A+, conta até hoje com nossa consultoria para conquistar posições cada vez mais expressivas no seu segmento.

Porém, em 2011 havia um grande desafio: apesar de economicamente sustentável, a empresa era pouco lucrativa. Os poucos clientes e parceiros existentes eram muito satisfeitos, mas a empresa não progredia em direção ao crescimento.

Consultoria realizada entre 09/2011 até os dias atuais. 
Nosso 1º cliente que encontra-se em sua 9ª renovação de contrato. 

Esse caso de sucesso foi notícia no portal Mundo do Marketing – um dos maiores portais especializados em Marketing do Brasil.
Também foi notícia no portal Anuário ABAD, da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores. 

A Cevimar – excelência em Mercado de Luxo

Atuante desde 2003, a Cevimar iniciou suas operações com uma pequena representação comercial de uma fabricante de coifas para cozinhas de luxo. Até 2011 – graças a inteligência, gestão e ótimo relacionamento do executivo Celso Martynetz – a empresa conquistou gradativa credibilidade e angariou o direito de representar cada vez mais Marcas de Luxo para cozinhas, entre elas: Lofra, Bertazzoni, Liebherr, Mekal, InSinkErator e algumas outras.

Contava ainda com um pequeno show room, semi-improvisado, em um bairro nobre de Curitiba. Sempre atuando com excelência operacional e de atendimento, mantinha uma parceria saudável com alguns arquitetos importantes e lojas de móveis de alto padrão. Porém, sem conseguir transformar seus elogios em crescimento da base de clientes e por sua vez, do faturamento.

Para enfrentar o desafio de como crescer no Mercado de Luxo, nossa empresa – Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia – conquistou a oportunidade de construir e implantar um plano para a empresa crescer.

Desafios do projeto

A empresa não contava com qualquer posicionamento no mercado. Até então, nunca havia sido priorizada a necessidade de construir uma Marca Forte.

Os processos de Marketing e de Gestão Comercial não existiam, bem como não havia qualquer processo do que se refere a Comunicação com o mercado. Tudo o que existia naquele momento era ótimo feeling comercial e relacionamento do proprietário em alguns stakeholders do segmento. A empresa era anônima frente a maioria absoluta dos seus consumidores potenciais. Não havia sequer meios de encontrar a empresa por uma simples busca no Google.

Concorrentes mais tradicionais no mercado já eram bastante conhecidos e apresentavam lojas melhor estruturadas.

Além disso, os baixos lucros da empresa viabilizavam recursos mínimos para investir no crescimento.

Nosso desafio era – superando todas essas dificuldades – viabilizar o crescimento, o reconhecimento da Marca e escalar o faturamento.

Como chegamos aos resultados positivos

Com este desafio em nossas mãos, a equipe da Burlamaqui Marketing precisou desenvolver uma Estratégia de Negócios para a Cevimar ser mais competitiva do que seus concorrentes.

E com base em nossa metodologia inspirada pelos mais reconhecidos estudiosos do Marketing e da Gestão, iniciamos nossos trabalhos.

 

Estudos iniciais

Para descobrir como traçar uma Estratégia, iniciamos uma jornada de imersão no cliente e no seu segmento.

Observando o dia-a-dia do negócio, construímos diversas percepções sobre o comportamento dos gestores, da equipe de vendas e dos consumidores naquele contexto. Sendo insuficiente apenas essa percepção, também nos dedicamos a conhecer: a concorrência, outras operações no mercado de luxo e os consumidores em sua experiência ampla e com os produtos do segmento.

Além disso, analisamos profundamente forças e fraquezas de nosso cliente, bem como dos demais concorrentes neste mercado.

 

A Estratégia

Com base nos estudos iniciais, foi possível mapear os principais pontos de melhoria necessários.

Mantendo em mente sempre a consideração de que o objetivo do Marketing é gerar clientes dispostos a comprar, avançamos em nossas análises para definir como a Cevimar poderia ser altamente motivadora das compras dos clientes finais, mais do que seus concorrentes poderiam vir a ser.

Assim sendo, mapeamos na ótima operação já existente a Proposta de Valor da empresa e estruturamos processos para, internamente, fortalecer a mesma. E externamente, evidenciar tal diferenciação por meio do desdobramento em Posicionamento de Marca.

 

A Marca

Antes inexpressiva no mercado, para crescer a Cevimar precisava se destacar neste mercado de exigências tão altas que é o mercado de luxo.

Para tal, construímos todos os processos de Estratégia da Marca; seu Posicionamento, simbolização de atributos, personalidade e alinhamento com os anseios os consumidores. Tais processos de Gestão da Marca foram solidamente embasados nas oportunidades para Construção de Valor que não eram vistas pela concorrência, pois desde o inicio de nossa consultoria objetivaram e tiveram sucesso em atingir o aumento do Market Share, do Brand Equity e, obviamente, da preferência do consumidor.

Com nosso apoio, a Marca Cevimar passou a contar com um novo e excelente Sistema de Identidade da Marca, alinhado em plenitude com as carências mais fortes do consumidor de luxo no segmento. Assim simbolizamos: elegância, excelência e sofisticação – de um modo único e distante das pieguices usuais de outras marcas.

 

Os processos

Uma vez que a Gestão da Marca nos proporcionava claras diretrizes, foi (e ainda é) possível estabelecer sólidos procedimentos e táticas no que se refere aos principais campos da Comunicação Integrada de Marketing da empresa: Digital, Trade, Direct e Vendas.

No lugar da utilização de campanhas publicitárias, trabalhamos com a plataforma do Reforço Continuado de Valorização da Marca. Tornando todas as comunicações da empresa atemporais e integralmente alicerçadas na Proposta de Valor única e diferenciada dentro do segmento.

A Estratégia Digital segue em melhoria contínua, viabilizando o Marketing Omnichannel e dentro de um funil de vendas coerente com o universo do luxo. Nos dedicamos a excelência de ponta-a-ponta em todos os procedimentos, mantendo a perfeita integração entre cada pequena etapa das operações digitais até a orientação da impecável experiência no ponto de venda.

E assim, vamos do Branding ao SEO, da publicidade tradicional ao marketing direto, sempre capitalizando a Relevância da Marca no seu segmento.

 

Os anos passam e os desafios aumentam

O mercado não fica parado aguardando nossos progressos. Novos concorrentes surgem e empresas de outras praças atacam nossos mercados por meio de e-commerce, enquanto concorrentes antigos reduzem preços além do saudável no esforço de minar nossas melhorias.

Porém, atuamos para manter a Cevimar sempre a frente da posição que ajudamos a conquistar. Nenhum e-commerce supera nosso Service Design até o momento e nosso Brand Awareness segue insuperado na lembrança por clientes, arquitetos e designers de interiores.

Resultados atingidos até 2020

  • Marca Líder para Paraná e Santa Catarina, no segmento de eletrodomésticos de luxo.
  • Aumento de 800% no faturamento em 9 anos.
  • Aumento de 80% no faturamento no 1º ano.
  • Liderança do mercado de Curitiba no 3º ano.
  • Liderança do mercado do Paraná no 5º ano.
  • Liderança do mercado de Paraná e Santa Catarina no 8º ano.
  • Diversas premiações de fornecedores como “campeão de vendas” regional e brasileiro, em diferentes anos.
  • Maior relação faturamento/colaborador do segmento no Brasil.
  • 1º lugar orgânico no Google para mais de 15 palavras-chave relevantes do segmento.
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