O que é Branding:
Branding atualmente é a principal força capaz de diferenciar uma marca dos concorrentes, pois no momento atual a inovação e diferenciais em termos funcionais de produtos e serviços não permanecem exclusivos de uma empresa por muito tempo.
Devido a isso o branding surge como uma ferramenta para fazer com que os consumidores desejem seus produtos ou serviços por algo além dos atributos funcionais e que não pode ser copiado. Ao criar uma história e um significado para sua marca, todas as ofertas que serão oferecidas estarão conectadas com o propósito único da marca.
É importante lembrar que o branding não é apenas criar logotipo, definir cores e tom de voz da marca. Para se ter resultados concretos é necessário realizar uma gestão de marca estratégica que alinhe todos os setores da empresa em torno de um um benefício único para o cliente, através de uma marca forte em sua mente.
A seguir vamos apresentar 5 vantagens do branding para a sua empresa.
Atrai as pessoas certas
Com um posicionamento claro do porque a sua empresa existe, todos que entrarem em contato com ela entenderão se os valores estão alinhados, assim criando uma maior sinergia entre os envolvidos. Isso vale tanto para consumidores quanto para agentes da cadeia produtiva, como funcionários e fornecedores.
Aumentar alinhamento entre as áreas da empresa
O alinhamento entre as áreas da empresa é otimizado, pois ao se ter um objetivo claro de onde se quer chegar, os diferentes setores poderão saber se suas atividades contribuem para objetivo, em uma pergunta simples.
- Como a atividade que estou desempenhando está alinhada com o objetivo da empresa?
É possível criar objetivos específicos para cada área, de forma que se ligue com o objetivo principal e assim fique ainda mais claro, se a atividade realizada pela área está alinhada com o objetivo geral da empresa.
*Uma metodologia que realiza essa função com eficácia é a OKR’s (objetivos e resultados chave).
Gera reconhecimento de marca
Ao gerir uma empresa a partir da marca, um dos benefícios a médio e longo prazo é o reconhecimento que se cria entre os consumidores do segmento. Como consequência ganha-se indicações de clientes para seu círculo de convívio, assim gerando propaganda gratuita.
O patamar acima de indicações é quando sua marca se torna sinônimo do produto. Como case de sucesso é possível notar a Cotonetes que é uma marca registrada da Johnson & Johnson, mas que virou sinônimo para hastes flexíveis.
Agrega valor intangível ao negócio
Após sua marca estar na mente dos consumidores, os atributos que são característicos do produto agregam-se a identidade da marca.
Um estudo realizado por psicólogos, comprovou isso. Os participantes foram separados em dois grupos, o primeiro foi exposto a produtos da Apple e o segundo a produtos da IBM. Após esse período de exposição, ambos os grupos tiveram que escrever uma redação livre sobre um assunto de sua escolha. Em seguida, na correção foi constatado que os que foram expostos ao produtos Apple foram mais criativos em sua escrita e os expostos aos produtos IBM foram mais sistemáticos e organizados.
Esse estudo comprova que os atributos de uma marca ficam no inconsciente das pessoas, afetando até mesmo o seu comportamento durante o uso. Por isso uma marca forte cria uma grande força competitiva, pois ao se ter uma boa imagem na mente dos consumidores é possível vender diferentes produtos alinhados com a mesma promessa e assim gerar vendas baseadas na confiança que foi construída anteriormente.
Aumenta o retorno dos investimentos em marketing
O branding é uma metodologia inserida dentro do campo do marketing, porém ao ser implementada, todas as áreas da empresa devem trabalhar em conjunto. Apesar de todas as áreas terem que realizar esforços para se criar um branding eficaz, de fato a área mais beneficiada é o marketing.
Isso se dá por conta da imagem da marca bem definida, que por consequência facilita o trabalho de comunicação e promoção de ofertas. Pois ao criar uma identidade de marca, se torna mais fácil identificar os clientes que se identificam com os atributos da mesma.
Como anda o seu Branding?
- Se alguém perguntar para os seus funcionários qual é a missão da empresa, eles saberão responder?
- Sua empresa tem uma personalidade de marca? Ou seja, se ela fosse uma pessoa, seria possível descrevê-la em quais adjetivos?
- A(s) marca(s) dos seus produtos é reconhecida facilmente em seu mercado?
- Em um dilema há algum valor norteador para os seus funcionários tomarem alguma decisão?
- Você diria que sua marca é humanizada?
Se você respondeu não para mais de uma dessas perguntas provavelmente sua empresa não está com o branding bem gerido. Caso você queira criar uma marca forte na mente dos seus clientes, assim criando um diferencial competitivo impossível de ser copiado, entre em contato e teremos o prazer em lhe ajudar.