Engel Advogados
Trata-se da Marca Líder em Advocacia para defesa dos Direitos do Consumidor na região de Curitiba
Marca Líder em Direito do Consumidor na praça de CuritibaTrata-se da Marca Líder em Advocacia para defesa dos Direitos do Consumidor na região de Curitiba
Marca Líder em Direito do Consumidor na praça de Curitiba
Hoje (2020), trata-se da Marca Líder em Advocacia para defesa dos Direitos do Consumidor na região de Curitiba. Porém, em 2013 o escritório liderado pelo Advogado Julio Engel apresentava um desafio: como sair do anonimato e avançar em direção ao crescimento no super-concorrido negócio da Advocacia.
Consultoria realizada entre 06/2013 e 05/2014.
Operação complementar realizada entre 10/2015 e 02/2016.
Fundado em 2008 pelo advogado Julio Engel, o escritório jurídico Engel Advogados desenvolveu sua trajetória com uma atividade competente de atuação no Direito Civil, com um forte desdobramento no Direito do Consumidor.
Sempre estruturado em sólidos estudos da jurisprudência envolvida em cada tipo de ação, rapidamente conseguiram desenvolver um modelo ágil e escalável de gestão das ações judiciais. Fato que permitia angariar muitos clientes, mantendo o ótimo atendimento e a qualidade na defesa da justiça para seus clientes. Tudo respeitando rigorosamente as rigorosas normas éticas da Advocacia.
Com isso, o escritório de advogados conseguiu um certo nível de crescimento orgânico no volume de ações judiciais conduzidas pela equipe. Pois recebiam um considerável volume de indicações originários de clientes satisfeitos, o que viabilizava razoável saúde financeira.
Porém, havia um grande desafio de gestão: Mesmo com a enorme demanda, a competição dentro de todos os segmentos da advocacia é fortemente acirrada. E eram desconhecidas – dentro do escritório – as Estratégias e Ferramentas que poderiam ser utilizadas para destacar-se dos concorrentes e construir a preferência dos clientes pela Engel Advogados.
Assim, após muito defrontar-se com esse desafio, a liderança optou por convidar nossa empresa – Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia – para construir a Estratégia e as Operações que levariam o escritório jurídico para o crescimento.
Naquele momento inicial, a empresa carecia de Posicionamento e análise Estratégica para superar seus competidores. Havia – e ainda há – um gigantesco volume de competidores no segmento, volume este que por sua vez aumenta a cada dia.
As normas éticas da OAB/Pr são bastante rigorosas quanto ao Marketing Jurídico e restringe consideravelmente as operações promocionais para todas as organizações no segmento, o que caracterizou um desafio extra.
Não havia uma Proposta de Valor bem definida e haviam variados processos que precisavam ser estruturados para a construção de uma Marca Forte, que tivesse condições de se tornar Líder. Além disso, não havia até então qualquer definição de como seria definida a Gestão da Marca.
Nosso desafio era:
Com a responsabilidade de gerar desempenho para a Engel Advogados em nossas mãos, dedicamos nossas atenções iniciais a análise dos clientes: quem são? o que os motiva a buscar a Justiça? o que os leva a preferir um advogado ou outro? e como poderíamos atuar para motivar pessoas a buscar o que lhes é justo?
E internamente, qual seria a compreensão do time em seu papel para o sucesso dos clientes? compreenderiam que precisavam agir em conjunto e na mesma direção para reforçar os objetivos da Marca?
Dedicamos ainda grande energia em compreender quem seriam os concorrentes e o que ofereciam para levar clientes a seus escritórios.
E claro, mapeamos detalhadamente as restrições obrigatórias referentes as normas éticas da OAB, para não gerar quaisquer riscos de danos ao escritório.
Compreendidos os fatores envolvidos no sucesso da Engel Advogados, chegou o momento de desenvolver e estruturar a Estratégia.
Tomando por base os estudos iniciais e nossa sólida bagagem de conhecimentos em Gestão e Marketing, identificamos grandes oportunidades para tornar a Marca muito mais atraente para clientes em potencial.
Definimos com clareza qual seria a Proposta de Valor, meios para gerar Vantagem Competitiva e por meio dessas abordagens, definimos qual seria a plataforma de Gestão Estratégica da Marca – ativo principal de qualquer organização no mundo contemporâneo.
De tal modo e considerando a ausência de processos estratégicos anteriores ao nosso trabalho, foi possível definir qual seria o Posicionamento de Marca e desenvolver o design estratégico de toda sua Identidade – em seus aspectos visuais, sensoriais e de experiência do cliente. Tudo embasado em estudos de comportamento do consumidor.
Dedicando papel especial ao Design Estratégico, conseguimos alinhar a percepção em relação a Marca com a real qualidade superior de serviços – fato comprovado pelo grande volume de vitórias na Justiça a favor dos clientes. Pois não basta ser, é preciso parecer aquilo que realmente se é; quando tratamos de competir com sucesso em um mercado.
A Nova Identidade da Marca teve sucesso atestado ao realçar os elementos centrais das competências, no universo da Engel Advogados.
Considerando que os processos estavam sendo desenvolvidos dentro de uma metodologia projetual – ou seja, uma coisa por vez e cada coisa em sua ordem – após a construção da Estratégia chegou o momento de executar as ações que tornaram os objetivos possíveis.
Toda Comunicação Integrada de Marketing Jurídico foi pensada em duas frentes operacionais: o Marketing Digital e o Marketing de Relacionamento, únicas categorias permitidas dentro das normas éticas.
Sempre atentos a respeitabilidade do escritório, todo o Marketing Digital foi desenvolvido a partir de um amigável Funil de Conversão. Sutil o suficiente para o cliente não se sentir pressionado, mas persuasivo o suficiente para não desmotivar a escolha.
Com a contribuição e co-criação do advogado Julio Engel, também estruturamos toda a nova área de Relacionamento e integramos o processo de Gestão de Clientes integralmente, do inicio do funil de marketing jurídico até a conclusão da ação judicial.
Também obtivemos grande sucesso co-desenvolvido em mapear o Valor do Cliente para o negócio, bem como em otimizar o relacionamento para retenção dos melhores clientes na carteira em necessidades jurídicas futuras.