Forville Manutenção Predial

Do zero ao top#3 em Relevância de Marca do segmento em 4 meses.

Mesmo com os 40 anos de competência técnica do Eng. Tadeu Forville, sua empresa tinha dificuldades em superar concorrentes menos competentes, porém melhor posicionados no mercado. 
Forville Manutenção Predial  Forville Manutenção Predial

Forville Manutenção Predial – Mesmo com os 40 anos de competência técnica do Eng. Tadeu Forville, sua empresa tinha dificuldades em superar concorrentes menos competentes, porém melhor posicionados no mercado.

Consultoria realizada entre 12/2018 e 04/2019.

De Fibonacci a Forville

Atuante como Engenheiro Civil desde 1980 em variadas empresas respeitáveis do setor, em 2014 o engenheiro Carlos Tadeu Forville optou por transferir sua vasta experiência e conhecimento para a construção de seu próprio negócio. Na época adotando o nome de Fibonacci Engenharia e Construções, a empresa encontrou algumas oportunidades e se especializou no complexo segmento da Manutenção Predial.

Atuando na reforma e manutenção de edifícios verticais, trabalhos em altura, instalações industriais e gestão de obras a serviço de Arquitetos, a empresa contou com uma pequena carteira de clientes entre os anos de 2014 e 2018. Enfrentando inclusive períodos sem obras e com baixo giro financeiro, fato que causava dificuldades e também estranhamento a seu fundador – que não compreendia como poderia ser tão elogiado por seus clientes atendidos, enquanto passava tantas dificuldades para conquistar clientes fora de seu relacionamento.

Ao final do ano de 2018 e por conhecimento de nossa expertise já aplicada em outras empresas do setor, nossa empresa – nossa empresa – Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia – foi chamada para superar essa dificuldade.

Desafios que encontramos

O problema central da empresa era obter clientes, dando início ao nosso processo investigativo dos motivos para os clientes optarem por concorrentes e nem sequer pedirem orçamentos para a então chamada “Fibonacci Engenharia”.

Para efetuar o levantamento dos fatores que geravam este enorme desafio de mercado, aplicamos as seguintes abordagens:

  • Pesquisa etnográfica de stakeholders: Síndicos de condomínio, proprietários de apartamentos e salas comerciais e engenheiros de manutenção industrial.
  • Realização de cliente oculto com os cinco principais competidores da categoria, para análise de pontos fortes e fracos.
  • Análise de dados coletados e de situação mercadológica conforme a literatura consagrada de Marketing.

Fato que nos levou as seguintes descobertas:

  • O mercado de Manutenção Predial se encontrava fortemente commoditizado, sem a percepção de diferencial claro entre uma empresa e outra por parte do comprador.
  • A maioria das empresas do setor realizava suas vendas com base em carteira de clientes já estabelecida ou mesmo na adoção de medidas desleais de competição.
  • Na ausência de diferencial, o fator Preço tornava-se decisivo para fechar um orçamento – levando concorrentes a reduzir qualidade para conseguir fechar negócios.
  • Os principais competidores de mercado tinham muitas queixas de seus clientes anteriores.

Com isso, nossos objetivos passaram a ser:

  • Definir um claro Posicionamento de Marca, que tornasse auto-evidente o que diferenciava nosso cliente;
  • Estabelecer uma Estratégia de Marca para demonstrar de modo fácil porquê essa empresa deveria ser escolhida;
  • Traduzir a trajetória da empresa e de seu fundador em um storytelling gerador de Valor para motivar a compra;
  • Finalmente viabilizando a geração de Vendas.

 

Da Estratégia ao Objetivo

Com este grande desafio sob nossa responsabilidade, o time da Burlamaqui Consultoria teve a missão de traçar e executar com eficácia uma Estratégia de Marca para que a Forville tivesse os recursos necessários para trilhar seu caminho em direção a liderança do mercado de manutenção predial em Curitiba.

Seguindo nossa metodologia embasada nos mais reconhecidos estudiosos do universo da Gestão e Marketing, começamos a executar nossa missão.

 

Estudos iniciais

Inicialmente, nossa equipe realizou o estudo do perfil dos stakeholders envolvidos na compra dos serviços. Pois uma vez que o papel do Marketing é “gerar clientes dispostos a comprar”, sempre é necessário compreender quem seria esse cliente e todos os influenciadores no seu processo de decisão.

Estudamos também o perfil das principais empresas no segmento e seus respectivos comportamentos no mercado, mapeando suas forças e conhecendo suas fraquezas que poderiam ser exploradas para o sucesso da empresa que passou a se chamar Forville.

Finalmente, estudamos o ambiente interno para compreender as principais Alavancas de Valor a ser exploradas dentro da Essência da Marca.

 

Construindo uma nova Marca

O primeiro ponto validado é a empresa era forte somente em aspectos técnicos de Engenharia, que foram posteriormente adotados como “os 5 valores da Forville”: Eficácia, Empatia, Expertise, Economia e Excelência.

Em termos empresariais e mercadológicos, a empresa apresentava baixíssima competitividade: o nome “Fibonacci” era de difícil compreensão e escrita pelo cliente médio, que também não fazia a pronta associação com o célebre matemático que era recebia homenagem na ocasião. Sua identidade visual era confusa, sobrecarregada com elementos que traziam uma percepção equivocada de baixa qualidade e inapta a traduzir adequadamente o Posicionamento desejado para conquistar clientes.

 

O Posicionamento

Nosso desafio era ocupar uma posição de destaque em desejabilidade.

Enfrentando um mercado pesadamente competitivo e com pouquíssima verba de publicidade, necessitando explorar com máxima inteligência os recursos cujo único investimento fosse em tempo e em nossa expertise, que já estava remunerada e não geraria custos adicionais.

Dessa forma, decidimos atacar em uma fraqueza previamente mapeada dos concorrentes: sendo Engenheiros os gestores dos seus negócios, eles tendem a levar o pensamento da Engenharia para atividades que não se comportam de forma estritamente matemática, como a competição econômica e principalmente o comportamento humano.

Com base nessa enorme oportunidade, optamos por ir além de fatores como tempo de mercado e explicações puramente racionais e engenheirísticas dos serviços a ser prestados, adotando fundamentos de Marketing que viabilizariam a lembrança desejada pelo client em potencial: uma empresa que equilibra elegância e modernidade, racionalidade e foco no cliente, referência no especialista e processos validados.

Infelizmente, não vamos poder detalhar todo o processo e nem toda metodologia adotada, pois isso é parte fundamental da expertise que comercializamos.

 

O Naming

Sendo necessário trocar o nome da empresa – uma vez que não apresentava um design desejável e nem era amplamente reconhecido do mercado – optamos pelo óbvio: com os 40 anos de trajetória profissional do engenheiro Tadeu Forville, sua marca pessoal contava com considerável força e reconhecimento entre colegas da comunidade técnica de Construção Civil. Servindo de alicerce consistente para uma narrativa de excelência técnica construída com décadas de aprendizado.

E sendo marca nova no segmento, fez-se fundamental incluir uma assinatura de marca igualmente óbvia para distinguir o objeto de negócio. Definindo-se assim o nome Forville Engenharia, Eficiências e Manutenção Predial.

E como desdobramento para Search Engine Otimization e plataformas digitais, a abreviatura Forville Manutenção Predial, já trazendo no próprio nome a keyword com maior potencial de vendas nas ferramentas de busca como o Google.

Sendo um sobrenome com as seguintes facilidades: de memorização, de soletrar, de fala, de escrita e é claramente diferenciado.

Além de carregar uma série de aspectos simbólicos favoráveis a construção das percepções desejáveis no mercado.

 

A Marca

Preservado o processo que é parte fundamental de nossa expertise, os elementos adotados viabilizaram uma solida diferenciação frente aos demais players do segmento.

O logotipo e todo sistema de Identidade da Marca construído torna auto evidente aspectos altamente relevantes do Valor para o Cliente, como por exemplo:

  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Racionalidade;
  • Solidez;
  • Limpeza;
  • Elegância.

Além disso, há elementos de clara personalidade e amplamente utilizáveis em todo tipo de material gráfico e digital, facilitando exponencialmente o trabalho de publicitários e designers que trabalhem futuramente com a Marca.

 

Novo posicionamento, novos processos

Toda Comunicação Integrada de Marketing foi re-estruturada prevendo custos enxutos e ampliando relevância e impacto – o que gerou melhorias exponenciais no volume dos pedidos de orçamento. Seguindo nossa filosofia de trabalho, não orientamos a produção de Campanhas Publicitárias – adotamos a plataforma de Reforço Continuado de Valorização da Marca, pois entendemos a Marca como o principal ativo econômico de qualquer empresa.

Além disso, desenvolvemos todo a Estratégia Digital da Forville, levando a empresa aos seus primeiros passos eficazes de Comunicação Omnichannel – ou seja, integração das comunicações promocionais on e offline. Construindo, na época, uma sólida relevância orgânica no Google.

Competências que ampliaram exponencialmente o volume de orçamentos angariado e viabilizaram a otimização do relacionamento com contatos anteriores.

Resultados em 4 meses

  • Do zero para o Top 3 marcas de maior destaque do segmento na região de Curitiba.
  • Aumento de 153% no volume de pedidos de orçamento em comparação com o ciclo anual anterior.
  • #1 em posição orgânica no Google para as 5 palavras-chave principais pelos 20 meses posteriores a conclusão do projeto.
  • Definição do Posicionamento de Marca.
  • Definição da Estratégia de Marca.
  • Construção do Sistema de Identidade da Marca – Storytelling, Naming e Identidade Visual.
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