Symnetics Consultoria / Tantum Group
Operação brasileira do Grupo multinacional de Consultoria para organizações de grande porte, está presente em 11 países sob o guarda-chuva da marca Tantum Group.
Entre suas principais competências, tem o sólido embasamento em Gestão da Estratégia, Gestão da Mudança e Análise de cenários futuros.
Porém, em 2014 enfrentava um desafio: Não tinha engajamento em suas mídias sociais na proporção da Relevância de sua Marca.
Projeto realizado entre 02/2015 e 01/2016.
A Symnetics
Globalmente presente na marca do Grupo Tantum, a Symnetics atua no Brasil desde 1990. Com indiscutível competência em Consultorias Estratégicas, em 2015 era marca Top of Mind entre as consultorias empresariais do Brasil.
Além de repetidos sucessos e diversos clientes premiados no Hall of Fame of Execution Strategy, também foi co-responsável por disponibilizar no Brasil grandes obras do universo da administração. Entre elas: A Estratégia do Oceano Azul, Design de Negócios, A Estratégia em Ação, entre vários outros.
Dotada dos principais e mais renomados consultores dentro da metodologia Balanced Scorecard no Brasil da época, era uma empresa pujante e em constante melhoria de resultados. Situação que mantinha a empresa sucessivamente entre as marcas mais lembradas de seu segmento.
Tal qual é adequado a uma empresa de tamanha expressividade, a Symnetics contava com um time de Marketing da mais alta competência. Entretanto, um desafio causava inquietação: Sendo a Marca Líder de seu segmento, o que faltava para ter performance correspondente em seu Marketing Digital?
Sem encontrar uma solução para tal necessidade na agência de comunicação que lhe atendia, a Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia foi selecionada para superar o desafio.
Desafios que encontramos
A empresa contava com uma Marca muito forte – a líder de seu mercado. Porém, apresentava necessidade de melhoria para ampliar o alcance dessa relevância.
Apesar da altíssima competência dos gestores internos de Marketing, era necessário um olhar mais próximo das ferramentas digitais e suas alavancas de Performance, pois a empresa se fazia demasiado dependente de um único canal de vendas para manter seus resultados comerciais positivos.
Tal cenário nivelava a Marca para baixo com competidores que não apresentavam o mesmo histórico de excelência e desempenho no cliente, mas que contavam com o mesmo único tipo de canal de vendas.
Nosso desafio era ampliar exponencialmente o alcance da Marca, transmitindo adequadamente seu Brand Equity.
Estratégia, Tática e Operações para o objetivo
Com um ótimo time interno de Marketing, trabalhamos a partir de uma já bem implantada Estratégia de Marca da empresa.
Nossa posição nesse time era desdobrar as competências existentes em eficácia no ambiente digital. E cumprimos com excelência nossa missão!
Estudos iniciais
O primeiro passo foi revalidar as Buyer Personas dos Stakeholders envolvidos na Percepção da Marca, considerada a cultura interna das organizações que constituíam o público-alvo. Pois mesmo trabalho em um mercado B2B (Business-to-Business, Empresas para empresas), sabemos que empresas são feitas de pessoas e que são essas pessoas que tomam a decisão de compra dentro das empresas.
Partindo dessa compreensão, definimos um desenvolvimento tático que deveríamos usar nas ferramentas digitais da Marca, conforme o momento e oportunidade mapeados dentro de cada ferramenta.
Desdobrando o Branding no Digital
Uma Marca, na percepção dos consumidores, é como uma pessoa. Para se manter confiável, precisa seguir um mesmo “modo de ser” e um mesmo padrão de comportamento, caso contrário cria ruido e perde a oportunidade de re-afirmar sua Proposta de Valor – o que tende ao esquecimento pelos consumidores.
Assim, desenvolvemos uma linha de comunicação e de mídias pagas para somar todos os esforços no objetivo: exibir o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo e para atingir o objetivo certo.
Resgatamos histórias importantes e esquecidas da história da Symnetics, que contribuíam para o fortalecimento da Proposta de Valor da marca e interesse da comunidade pelos conteúdos. E uma vez conquistado o interesse, em momentos corretos de oportunidade oferecemos serviços de maior viabilidade financeira para a comunidade em geral – como os cursos de Gestão da Estratégia, muito mais acessíveis que as consultorias.
Resultados obtidos nos 12 meses do nosso projeto
- No site 1400% de aumento em novos acessos.
- 860% em novos usuários.
- Mídias sociais 150% de crescimento no engajamento
- na média entre as mídias sociais da época.