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CRM para marketing: estratégia moderna de alcance de leads

Sabemos que no mundo dos negócios é muito importante considerar as ferramentas que temos em mãos para potencializar o alcance dos nossos objetivos. E por que não juntar o útil ao agradável, utilizando uma ferramenta que já existe na empresa? Pois quando se trata de marketing, o CRM pode ser um grande aliado.

Sim, é do CRM (Customer relationship management ou Gestão de relacionamento com o cliente) que estou falando. Aquele lugar onde guardamos as informações básicas dos nossos clientes, bastante utilizada na área administrativa, na de vendas e até na de atendimento. Mas do meu ponto de vista, algumas áreas e empresas não usam o total potencial dessa ferramenta, pois ela serve também para trazer insights bem importantes para desenvolver negócios, trazer uma melhor experiência na hora de falar com o usuário final e também para a área de marketing.

 

Dados em um só lugar

Este é um dos pontos mais importantes. Quando todas as áreas da sua empresa usam o mesmo CRM, elas acabam nutrindo a ferramenta com informações que se conversam e geram uma poderosa fonte de dados para a criação de estratégias. Uma delas é o reconhecimento do público que atendemos, não apenas o sexo, idade, regionalidade e etc, mas também preferências, práticas de compra, reais necessidades, preferência de produto e outras informações válidas que, quando analisadas em conjunto, se tornam uma base para a criação de uma persona afim de conhecer de maneira macro os tipos de clientes que temos, gerando uma projeção de como melhor atender os futuros clientes. Isso nos impulsiona para criação de produtos voltados para estes tipos de públicos em especifico, gerando mais eficiência e facilitando ainda mais as vendas. Para isso acontecer, é importante marketing e vendas serem áreas bem alinhadas.

 

Inbound Marketing e marketing de conteúdo

Uma maneira de captar leads é através do Inboung Marketng (marketing de atração), uma forma de fazer a publicidade da sua empresa através de outras frentes como a utilização de blogs que falem de assuntos que conversem com o seu tipo de negócio, atraindo pessoas que tenham o interesse neste assunto e, de maneira bastante convidativa, incluindo essas pessoas em um funil de vendas que inicia com a atração, a conversão, a venda e a fidelização. Já o marketing de conteúdo é justamente o que proporcionará o interesse do público, com vídeos, matérias, infográficos, e-books, webinars e outras práticas que os leads terão acesso ao preencher um formulário simples. O que o CRM tem a ver com isso? É ali que as informações ficarão. Podendo saber até onde essas pessoas foram dentro deste fluxo e atuando de maneira cirúrgica, mas ainda massiva, para que passem para a próxima etapa, como o e-mail marketing, por exemplo, que é uma porta de entrada para seguir se relacionando com o futuro cliente.

 

Integrando com chats sociais

Uma outra estratégia é utilizar os chats sociais como um poderoso canal de entrada para potenciais leads. Que pode ser o WhatsApp, o chat de conversa do Facebook ou da sua página principal de sites e blogs, onde contém informações sobre produtos. Mas é importante considerar que todas essas informações que serão nutridas por diferentes plataformas precisam se conversar e estar em um único lugar para que haja a devida análise sem exigir muito trabalho manual da sua equipe. Por isso, aqui o CRM se coloca mais uma vez como uma ferramenta parceira dessa estratégia.

Sabemos que o marketing é muito importante para qualquer negócio, e ele precisa ser explorado da melhor maneira possível. E isso significa conhecer as ferramentas que estão disponíveis para potencializar nossa dinâmica de trabalho, deixando o dia a dia das equipes cada vez mais fluído, gerando efetividade, alcançando os objetivos e fazendo boas entregas. Para isso, considere colocar o cliente sempre no centro através dos dados, o que não servirá apenas para a área de marketing e vendas, mas para qualquer área que se relaciona com o público. E aí, sua empresa está preparada?

 

O presente artigo foi redigido pela equipe de comunicação do software Amo CRM e publicado como participação em uma parceria entre nossas empresas. 

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