Daniel Martynetz
Hoje (2022), trata-se da Marca Líder em Terapias Holísticas e Alternativas na região de Curitiba (PR). Porém, em 2019, o terapeuta holístico enfrentava grandes desafios: como conquistar um lugar de sucesso em seu mercado? como vender apropriadamente os serviços de forma coerente com seu modo de trabalhar?
Consultoria realizada entre 02/2019 e 06/2019.
Mentorias eventuais realizadas até 05/2021.
Daniel Martynetz e a Terapia Holística
Ao ingressar no curso superior de Psicologia no ano de 2008, logo Daniel descobriu uma inquietação: não se alinhava integralmente ao pensamento reconhecido cientificista que é obrigatório ao exercício adequado da atividade de Psicólogo, em conformidade com as normas do Conselho Federal de Psicologia.
Aproximou-se cada vez mais das abordagens humanistas, espirituais e holísticas para tratamento das dores emocionais. De modo tal que, na ocasião de sua formatura no curso de Bacharelado em Psicologia e imediato intercâmbio no Japão, optou por não obter certificação profissional na área inicialmente e iniciar suas atividades como Terapeuta Holístico e Integrativo.
Alinhado com rigorosas bases éticas, jamais anunciou-se como profissional de Psicologia e sempre realça as diferenças entre seu trabalho e o dos Psicólogos antes da contratação por seus clientes.
Um fato chamava a atenção do terapeuta: Seus clientes / pacientes ficavam profundamente satisfeitos com o trabalho realizado, obtendo resultados positivos que não imaginavam em prazos muito rápidos, ficando muitíssimo gratos pela melhoria em suas dores espirituais e emocionais.
Porém, essa qualidade tão elevada de serviços não se refletia na angariação de novos clientes. E nem na disposição dos clientes já em tratamento em investir valores mais adequados para o serviço prestado. Fato que preocupava Daniel até mesmo quando a possibilidade de seguir trabalhando em conformidade com suas crenças.
Desse modo – e após inúmeras tentativas de superar esse desafio – o terapeuta holístico optou por convidar nossa empresa para construir a Estratégia e os Processos que acabariam por levar a uma agenda cheia de clientes satisfeitos e que investem valores mais justos, na perspectiva do terapeuta. Inclusive com uma saudável fila de espera…
Analisando o problema
Naquele momento inicial, verificamos que haviam concorrentes já melhor posicionados no mercado e que contavam com ferramentas ainda não adotadas por nosso cliente.
Também foi necessário uma profunda análise das normas regulatórias do CRP/Pr (Conselho Regional de Psicologia do Paraná), no sentido de evitar qualquer confusão entre os conceitos e atividades relacionadas a Psicologia, em relação as atividades distintas que são do âmbito das Terapias Holísticas e Integrativas. Que por sua vez não são regulamentadas.
Além disso, o terapeuta carecia de qualquer embasamento estratégico empresarial: Não havia uma Proposta de Valor bem definida, não havia claro Posicionamento e nem quaisquer outras análises necessárias para a construção de uma Marca Forte, voltada para a liderança do segmento.
Sua Marca, na época chamada Amaterasu Terapias, era desprovida de força e de preferência no mercado.
Dentro da consultoria, nosso desafio era:
1. Definir a Estratégia
2. Estruturar a Gestão de Marca
3. Estruturar com baixo investimento as Operações de Marketing
4. Transformar a ótima Experiência do Cliente em Autoridade da Marca.
5. Obter resultados expressivos.
Marketing Estratégico para a liderança do Mercado.
Passo um: Valor Percebido Inicial
Com a responsabilidade de gerar desempenho para o Daniel Martynetz (e de tornar seu consultório financeiramente sustentável), dedicamos nossas atenções a como deveria ser o comportamento da Marca para influenciar positivamente os consumidores: quem seriam? o que os motiva a buscar Terapias Integrativas? o que os motiva a buscar a Terapia Holística no lugar do cientificismo dos Psicólogos?
Junto ao terapeuta, nos dedicamos a compreensão de como ele enxergava o próprio trabalho, bem como os pacientes satisfeitos enxergavam a mesma coisa.
Além disso, colocamos grande energia em compreender quais seriam as forças e fraquezas dos concorrentes melhor colocados no mercado. E como articulariam isso para levar clientes a seus espaços de atendimento.
Passo dois: Estratégia
Compreendidos os fatores envolvidos no sucesso do consultório Daniel Martynetz Terapia Holística, chegou o momento de desenvolver e executar a Estratégia.
Considerando inicialmente os estudos iniciais e nosso sólido repertório de conhecimentos em Marketing e Gestão, identificamos enormes oportunidades para tornar a Marca expressivamente mais atraente para clientes / pacientes em potencial.
Chegamos a uma definição clara de qual seria a Proposta de Valor, que processos seriam adotados para gerar Vantagem Competitiva e a partir desses elementos, definimos qual seria a plataforma de Gestão Estratégica da Marca – devido ao nosso entendimento de que a Marca é o principal ativo financeiro de qualquer negócio no mundo contemporâneo.
Desse modo, foi possível definir uma narrativa clara em todos os aspectos – verbais, não-verbais e visuais – que permitissem estabelecer a percepção simbólica desejada na mentalidade do público-alvo. Expressando o lado mais favorável de fatos verdadeiros referentes ao sistema de trabalho do terapeuta holístico, foi possível estabelecer um processo de retroalimentação do Brand Equity.
Passo três: Infra-estrutura
Uma vez que o escopo do nosso projeto de consultoria era limitado a implantação do Branding, precisávamos construir os pontos fundamentais de contato com a Marca que permitiriam ao terapeuta iniciar sua trajetória rumo ao sucesso.
Definida toda a Estratégia e caminhos da Marca, fez-se necessário estabelecer elementos tangíveis do contato e interface com o cliente: como o Sistema de Identidade da Marca e os canais orgânicos de comunicação digital. Tudo sendo definido conforme a baixa capacidade de investimento do terapeuta holístico nesse momento inicial.
Sendo mínimos os recursos disponíveis, priorizamos ferramentas o Search Engine Otimization (SEO), a reputação online e materiais promocionais de baixo investimento.
Além disso, o cliente foi capacitado para desenvolver ações por conta própria e para otimizar a experiência dos pacientes no momento pré-consulta, quanto está decidindo se iniciará um processo terapêutico ou não.
Resultados atingidos
- Ocupação permanente de 100% da agenda nos períodos pré e pós-pandemia, desde 08/2019 (exceto no show),
- Melhoria de 70% no investimento obtido por sessão, no período entre 05/2019 e 05/2022.
- Fila de espera com média de 30% da capacidade de atendimento.
- Surgimento do interesse pela aquisição de pacotes terapêuticos completos, por iniciativa dos pacientes.
- 1o lugar orgânico no Google para as 4 principais palavras-chave da categoria.
- Construção da posição como Terapeuta Holístico mais recomendado do Paraná.
- Saldo positivo de recursos que viabilizou a expansão da atividade, viabilizando a abertura do Sankta Espaço Terapêutico.