Forville Manutenção Predial – Mesmo com os 40 anos de competência técnica do Eng. Tadeu Forville, sua empresa tinha dificuldades em superar concorrentes menos competentes, porém melhor posicionados no mercado.
Consultoria realizada entre 12/2018 e 04/2019.
De Fibonacci a Forville
Atuante como Engenheiro Civil desde 1980 em variadas empresas respeitáveis do setor, em 2014 o engenheiro Carlos Tadeu Forville optou por transferir sua vasta experiência e conhecimento para a construção de seu próprio negócio. Na época adotando o nome de Fibonacci Engenharia e Construções, a empresa encontrou algumas oportunidades e se especializou no complexo segmento da Manutenção Predial.
Atuando na reforma e manutenção de edifícios verticais, trabalhos em altura, instalações industriais e gestão de obras a serviço de Arquitetos, a empresa contou com uma pequena carteira de clientes entre os anos de 2014 e 2018. Enfrentando inclusive períodos sem obras e com baixo giro financeiro, fato que causava dificuldades e também estranhamento a seu fundador – que não compreendia como poderia ser tão elogiado por seus clientes atendidos, enquanto passava tantas dificuldades para conquistar clientes fora de seu relacionamento.
Ao final do ano de 2018 e por conhecimento de nossa expertise já aplicada em outras empresas do setor, nossa empresa – nossa empresa – Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia – foi chamada para superar essa dificuldade.
Desafios que encontramos
O problema central da empresa era obter clientes, dando início ao nosso processo investigativo dos motivos para os clientes optarem por concorrentes e nem sequer pedirem orçamentos para a então chamada “Fibonacci Engenharia”.
Para efetuar o levantamento dos fatores que geravam este enorme desafio de mercado, aplicamos as seguintes abordagens:
- Pesquisa etnográfica de stakeholders: Síndicos de condomínio, proprietários de apartamentos e salas comerciais e engenheiros de manutenção industrial.
- Realização de cliente oculto com os cinco principais competidores da categoria, para análise de pontos fortes e fracos.
- Análise de dados coletados e de situação mercadológica conforme a literatura consagrada de Marketing.
Fato que nos levou as seguintes descobertas:
- O mercado de Manutenção Predial se encontrava fortemente commoditizado, sem a percepção de diferencial claro entre uma empresa e outra por parte do comprador.
- A maioria das empresas do setor realizava suas vendas com base em carteira de clientes já estabelecida ou mesmo na adoção de medidas desleais de competição.
- Na ausência de diferencial, o fator Preço tornava-se decisivo para fechar um orçamento – levando concorrentes a reduzir qualidade para conseguir fechar negócios.
- Os principais competidores de mercado tinham muitas queixas de seus clientes anteriores.
Com isso, nossos objetivos passaram a ser:
- Definir um claro Posicionamento de Marca, que tornasse auto-evidente o que diferenciava nosso cliente;
- Estabelecer uma Estratégia de Marca para demonstrar de modo fácil porquê essa empresa deveria ser escolhida;
- Traduzir a trajetória da empresa e de seu fundador em um storytelling gerador de Valor para motivar a compra;
- Finalmente viabilizando a geração de Vendas.
Da Estratégia ao Objetivo
Com este grande desafio sob nossa responsabilidade, o time da Burlamaqui Consultoria teve a missão de traçar e executar com eficácia uma Estratégia de Marca para que a Forville tivesse os recursos necessários para trilhar seu caminho em direção a liderança do mercado de manutenção predial em Curitiba.
Seguindo nossa metodologia embasada nos mais reconhecidos estudiosos do universo da Gestão e Marketing, começamos a executar nossa missão.
Estudos iniciais
Inicialmente, nossa equipe realizou o estudo do perfil dos stakeholders envolvidos na compra dos serviços. Pois uma vez que o papel do Marketing é “gerar clientes dispostos a comprar”, sempre é necessário compreender quem seria esse cliente e todos os influenciadores no seu processo de decisão.
Estudamos também o perfil das principais empresas no segmento e seus respectivos comportamentos no mercado, mapeando suas forças e conhecendo suas fraquezas que poderiam ser exploradas para o sucesso da empresa que passou a se chamar Forville.
Finalmente, estudamos o ambiente interno para compreender as principais Alavancas de Valor a ser exploradas dentro da Essência da Marca.
Construindo uma nova Marca
O primeiro ponto validado é a empresa era forte somente em aspectos técnicos de Engenharia, que foram posteriormente adotados como “os 5 valores da Forville”: Eficácia, Empatia, Expertise, Economia e Excelência.
Em termos empresariais e mercadológicos, a empresa apresentava baixíssima competitividade: o nome “Fibonacci” era de difícil compreensão e escrita pelo cliente médio, que também não fazia a pronta associação com o célebre matemático que era recebia homenagem na ocasião. Sua identidade visual era confusa, sobrecarregada com elementos que traziam uma percepção equivocada de baixa qualidade e inapta a traduzir adequadamente o Posicionamento desejado para conquistar clientes.
O Posicionamento
Nosso desafio era ocupar uma posição de destaque em desejabilidade.
Enfrentando um mercado pesadamente competitivo e com pouquíssima verba de publicidade, necessitando explorar com máxima inteligência os recursos cujo único investimento fosse em tempo e em nossa expertise, que já estava remunerada e não geraria custos adicionais.
Dessa forma, decidimos atacar em uma fraqueza previamente mapeada dos concorrentes: sendo Engenheiros os gestores dos seus negócios, eles tendem a levar o pensamento da Engenharia para atividades que não se comportam de forma estritamente matemática, como a competição econômica e principalmente o comportamento humano.
Com base nessa enorme oportunidade, optamos por ir além de fatores como tempo de mercado e explicações puramente racionais e engenheirísticas dos serviços a ser prestados, adotando fundamentos de Marketing que viabilizariam a lembrança desejada pelo client em potencial: uma empresa que equilibra elegância e modernidade, racionalidade e foco no cliente, referência no especialista e processos validados.
Infelizmente, não vamos poder detalhar todo o processo e nem toda metodologia adotada, pois isso é parte fundamental da expertise que comercializamos.
O Naming
Sendo necessário trocar o nome da empresa – uma vez que não apresentava um design desejável e nem era amplamente reconhecido do mercado – optamos pelo óbvio: com os 40 anos de trajetória profissional do engenheiro Tadeu Forville, sua marca pessoal contava com considerável força e reconhecimento entre colegas da comunidade técnica de Construção Civil. Servindo de alicerce consistente para uma narrativa de excelência técnica construída com décadas de aprendizado.
E sendo marca nova no segmento, fez-se fundamental incluir uma assinatura de marca igualmente óbvia para distinguir o objeto de negócio. Definindo-se assim o nome Forville Engenharia, Eficiências e Manutenção Predial.
E como desdobramento para Search Engine Otimization e plataformas digitais, a abreviatura Forville Manutenção Predial, já trazendo no próprio nome a keyword com maior potencial de vendas nas ferramentas de busca como o Google.
Sendo um sobrenome com as seguintes facilidades: de memorização, de soletrar, de fala, de escrita e é claramente diferenciado.
Além de carregar uma série de aspectos simbólicos favoráveis a construção das percepções desejáveis no mercado.
A Marca
Preservado o processo que é parte fundamental de nossa expertise, os elementos adotados viabilizaram uma solida diferenciação frente aos demais players do segmento.
O logotipo e todo sistema de Identidade da Marca construído torna auto evidente aspectos altamente relevantes do Valor para o Cliente, como por exemplo:
- Eficácia;
- Eficiência;
- Racionalidade;
- Solidez;
- Limpeza;
- Elegância.
Além disso, há elementos de clara personalidade e amplamente utilizáveis em todo tipo de material gráfico e digital, facilitando exponencialmente o trabalho de publicitários e designers que trabalhem futuramente com a Marca.
Novo posicionamento, novos processos
Toda Comunicação Integrada de Marketing foi re-estruturada prevendo custos enxutos e ampliando relevância e impacto – o que gerou melhorias exponenciais no volume dos pedidos de orçamento. Seguindo nossa filosofia de trabalho, não orientamos a produção de Campanhas Publicitárias – adotamos a plataforma de Reforço Continuado de Valorização da Marca, pois entendemos a Marca como o principal ativo econômico de qualquer empresa.
Além disso, desenvolvemos todo a Estratégia Digital da Forville, levando a empresa aos seus primeiros passos eficazes de Comunicação Omnichannel – ou seja, integração das comunicações promocionais on e offline. Construindo, na época, uma sólida relevância orgânica no Google.
Competências que ampliaram exponencialmente o volume de orçamentos angariado e viabilizaram a otimização do relacionamento com contatos anteriores.