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Cases de Sucesso

Construtora Elevação

1ª e 2ª posições orgânicas no Google, para a palavra-chave "gasoduto de poliamida"

Construtora Elevação – Atuante desde 1976, a Construtora Elevação é uma das principais empresas em engenharia e construção em obras de alta complexidade presentes no Brasil. Com mais de 600 obras entregues em 12 estados brasileiros, tem entre suas principais competências obras de infra-estrutura para operações de saneamento, Óleo e Gás e de telefonia.

Porém, em 2019 solucionamos um desafio: Promover a otimização da relevância no Google, para seus serviços em gasodutos.

Projeto realizado entre 07/2019 e 02/2020.

 

A Construtora Elevação

Fundada pelo Eng. José Antônio da Fontoura (in memoriam) em 1976, em 2019 contava com solidez e tradição. Fato que levou a empresa a ser uma das principais referências nacionais na construção de infra-estrutura para os ramos do saneamento, telefonia, óleo e gás. Tem sua sede corporativa em Curitiba/Pr, onde são realizadas todas as operações de bastidores que viabilizam o dia-a-dia das obras.

Contando com aproximadamente 800 colaboradores e mais de 600 obras entregues entre 12 estados do Brasil, é uma empresa reconhecida por suas qualidades técnicas e éticas. Apresentando um rigoroso programa de compliance, tem o orgulho de jamais ter se envolvido em práticas anti-éticas. Entregando 100% de suas obras no prazo, sem abandono e sem falhas.

Com seus expressivos sucessos, a empresa segue evoluindo tecnicamente e em capacidade de entrega. Fato que viabilizou a execução de obras altamente inovadoras e com forte contribuição para o uso de combustíveis sustentáveis. Como por exemplo, a construção do maior gasoduto de poliamida no mundo.

Porém, havia um desafio que solucionamentos com nossas competências de Growth Hacking em Marketing Digital: como ampliar a visibilidade de um feito tão importante, dentro do mercado tão restrito e segmentado de empresas que contam com gasodutos?

 

Desafio que encontramos

A empresa propriamente dita contava com boa gestão. Contava com ótima saúde financeira, constantes obras e metodologias de trabalho muito bem definidas. Fruto do excelente trabalho de seu fundador, que encontrou continuidade em seu filho que assumiu a liderança.

Como na tradição da empresa a grande maioria das obras havia sido entregue em empresas públicas, o departamento de licitações adquiriu grande habilidade em desenvolver estratégias para vencer concorrências públicas de forma ética – o que somado a solidez da estrutura corporativa, faz da empresa uma grande referência no segmento.

Porém, a empresa tinha novos objetivos: desejava conquistar visibilidade e vendas na iniciativa privada, onde havia um enorme mercado não-explorado a ser atingido e cujos indicadores de mercado apontavam boas chances de crescimento da demanda.

E para atingir tal objetivo, a empresa precisava vencer uma série de desafios. Sendo o primeiro deles: a necessidade de ser reconhecida em uma de suas mais recentes e arrojadas realizações, dentro do nicho específico e de difícil acesso que são as comunidades técnicas de engenheiros especialistas do segmento.

Nossa meta era viabilizar a visibilidade da Marca e suas realizações nesse nicho tão específico, com o menor investimento possível.

 

Ações para o objetivo

Definições estratégicas

Para vencer em ambientes adversos e com poucos recursos disponíveis, o único caminho é a definição da melhor Estratégia.

Ponderadas as oportunidades e dificuldades para atingir o objetivo, compreendemos que o melhor caminho seria a construção de um processo de SEO (Search Engine Otimization) com base nas palavras-chave de buscas comuns dos nossos stakeholders. E para ter agilidade no atendimento das metas, utilizamos competências de Growth Hacking dentro de um funil eficaz de Marketing Digital.

Tal abordagem foi consideramos o baixo volume de buscas no segmento e o altíssimo payback em uma única venda, no que se refere a obras de gasodutos.

 

Operações realizadas

Após fazer testes iniciais em diversas hipóteses e modos de execução, comprovamos que o melhor caminho seria o desenvolvimento de um novo website em domínio próprio – o gasoduto.eng.br. Tal escolha se deu por conta dos processos diferenciados de compra realizados pelos clientes em potencial, no que se refere a comparação entre gasodutos e as demais obras da empresa.

Sendo o segmento competitivo no seu todo bastante falho em práticas de Marketing e também de Marketing Digital, exploramos a oportunidade por isso gerada. Com o apoio de parceiros especializados de competência adequada, gerenciamos o desenvolvimento de um site adequado a todas as necessidades mapeadas para o cumprimento do objetivo,

Concluído o desenvolvimento, otimizamos todo o desempenho em relevância orgânica do Google. Por meio de nossas competências, aplicamos diversos hacks de otimização, produção de conteúdo otimizado e melhorias destinadas a eficácia das operações, sem utilizar nenhum procedimento de black hat que causaria danos futuros ao cliente.

Pedimos desculpas por não revelar os detalhes técnicos dos procedimentos utilizados, isso se dá por respeito ao sigilo do cliente.

Tivemos sucesso absoluto nas atividades realizadas, onde colocamos a Construtora Elevação nas melhores posições orgânicas do Google para buscas dos seus segmentos mais lucrativos.

 

Resultados obtidos no Google

  • 1ª posição orgânica para buscas por “construtora de gasoduto”.
  • 1ª, 2ª e 3ª posições orgânica para buscas por “gasoduto de poliamida” em todo Brasil.
  • 1ª e 2ª posições orgânicas para buscas por “gasoduto de poliamida brasil”.
  • Resultados atingidos com investimento zero em links patrocinados.
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