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Melhor Consultoria de Marketing: como escolher a melhor para você?

Melhor Consultoria de Marketing – Sua empresa tem necessidades de Marketing que não consegue resolver internamente e vocês optaram por buscar a melhor consultoria, certo?

Seja seu negócio uma grande multinacional até uma micro empresa, uma busca no Google revela sua primeira dificuldade: como fazer para saber quem é a empresa que é a melhor consultoria de Marketing?

Todos prometem ser muito bons, cada qual com seus argumentos.

E são inúmeras empresas presentes em cada grande cidade do Brasil, sendo que se você ampliar o processo seletivo para toda uma região ou mesmo para o país todo, creio que o sentimento de confusão e dúvida será maior ainda – pois já escutei isso de inúmeros clientes que acabaram optando pelos serviços da minha equipe.

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Começando do começo: O papel do Marketing

Para chegar nessa resposta, vamos ver uma das mais consagradas definições do papel do Marketing. De acordo com Peter Drucker – considerado o Pai da Administração Moderna e mais importante consultor da história – o Marketing é a razão de ser de toda e qualquer empresa.

Nessa altura, você deve estar pensando: “Como assim, razão de ser?! E a produção? O Capital humano? A logística?!” e eu consigo compreender a sua indagação. Mas vou explicar: Drucker se inspirou no seu colega e contemporâneo Teodore Levitt, que demonstrou que “uma empresa existe para conquistar e manter clientes”.

Afinal, se não houverem clientes, não existe dinheiro entrando em caixa. Logo, sem dinheiro entrando em caixa, não é possível haver produção, nem capital humano, sem logística – simplesmente não é possível haver empresa quando não há vendas. E para haver vendas é preciso haver clientes.

E assim, chegamos ao papel do Marketing: fazer a empresa conquistar e manter clientes.

Então a melhor consultoria de Marketing é aquela que vai tornar sua empresa mais capaz de conquistar e manter clientes do que ela já é hoje.

Veja abaixo alguns critérios para filtrar as empresas com maior potencial para lhe ajudar.

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E como escolher a melhor consultoria de marketing?

Existem alguns critérios que – mesmo sem ser especialista em Marketing e/ou Gestão – você pode adotar para selecionar a melhor consultoria de marketing dentro das necessidades da sua empresa.

Não são critérios definitivos, mas filtros que podem lhe ajudar a filtrar empresas de boa qualidade. Veja abaixo?

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Veja as avaliações públicas

O melhor modo de ter uma noção prévia sobre qualquer serviço – inclusive consultorias – é saber qual a opinião que os clientes anteriores tem sobre a empresa.

Os clientes anteriores gostam? Não gostam? Amam? Odeiam? Não falam nada? Tudo isso pode ajudar a definir se uma empresa é competente para lhe ajudar.

No mundo atual, qualquer pessoa com o mínimo acesso a tecnologia não compra uma geladeira ou videogame sem saber o que pensam as outras pessoas que compraram um modelo daquele tipo.

Imagine então para um serviço de alta complexidade como uma Consultoria de Marketing, da qual pode depender a sobrevivência ou o fracasso da sua empresa. E que menos em casos menos graves, a má qualidade implica em prejuízos e grande perda de tempo.

Por isso, é muito importante consultar ferramentas públicas de avaliação como o Google Places, Facebook, oHub, entre outras.

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Veja se as promessas são realistas

Conforme falamos no tópico anterior, analisar clientes anteriores é a primeira forma de analisar o desempenho de um serviço.

É sabido que, por natureza, consultorias são serviços de alta complexidade. Pois sua qualidade só pode ser realmente medida depois que ela já foi realizada, momento no qual os resultados se revelam.

Por sua vez, consultorias de marketing são serviços ainda mais complexos – muito mais complexos, na verdade. E vamos explicar o motivo…

Consultorias relacionadas ao ambiente interno da empresa (operações, financeira, processos, logística, entre outras), lidam com situações 100% sob controle dos gestores, no qual eles podem emitir uma ordem e fazer com que seja cumprida.

Já na Consultoria de Marketing, o trabalho apresenta um desafio maior: o ambiente externo não está sob controle. Não controlamos o ambiente externo e nem é possível exercer tal controle.

Não controlamos a economia, sobre o mercado, sobre os concorrentes e nem sobre os clientes ou consumidores. E este é um fato inevitável e imutável da realidade, gostando dele ou não.

Desse modo, a melhor consultoria de marketing trabalha para despertar no cliente o desejo de comprar de sua empresa. Organizando suas operações de negócio para influenciar o comprador a concluir que você é quem melhor resolve aquela necessidade.

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Veja os casos de sucesso anteriores

É necessário provar a própria competência, com casos de sucesso.

Afinal, como você poderia saber se está escolhendo a melhor solução para suas dificuldades de Marketing sem tal prova?

Sem ver tais casos, torna-se demasiadamente arriscado escolher determinada consultoria de Marketing.

Porém, é preciso tomar cuidado com empresas que contam sucessos fictícios e cujo real desempenho não pode ser mensurado.

Veja alguns pontos a analisar na leitura dos casos de sucesso:

  • Para começar – apresenta casos de sucesso?
  • O cliente está identificado e é uma empresa real?
  • O problema resolvido foi um problema de negócio ou de propaganda?
  • É um objetivo possível de ser medido?
  • Os casos de sucesso fazem sentido lógico?
  • Há casos de sucesso para empresas de todos os portes?

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Veja se cuida bem do próprio Marketing

Para que uma empresa prove ter as competências necessárias, ela precisa ter resolvido os problemas dela própria antes de prometer resolver os de sua empresa.

Você confiaria em um engenheiro que não consegue fazer contas básicas apenas com papel e lápis? Ou mais ainda, um professor de língua portuguesa que não sabe usar crase?

Isso prova que certas aptidões são pré-requisito para ser capaz de realizar certas atividades. Por sua vez, no desenvolvimento de operações de Marketing, isso não é diferente.

Faça a análise dos critérios abaixo para avaliar a “lição de casa” das melhores consultorias de marketing:

  • Foi encontrada com facilidade no Google?
  • Quando você olha o website e demais comunicações da empresa, ela parece de alto nível ou de “fundo de quintal”?
  • Ainda observando as comunicações da empresa, ela parece mais eficaz que as demais no ramo?
  • O atendimento reforça ou deprecia a percepção sobre a empresa?
  • Demonstra – e prova – claramente como ela se destaca naquilo que se propõe a fazer?
  • Está atualizada para o mundo atual?

Quem não é capaz de influenciar positivamente um cliente potencial de seu próprio negócio, não será capaz de ajudar este cliente a ter sucesso nos negócios dele – no caso, nos seus negócios.

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Especialistas X Generalistas

Você já tentou desmontar um guarda-roupas com as chaves de parafuso presentes em um canivete suíço?

Acredito que não, pois um simples olhar leva a conclusão de que o mais apropriado para a tarefa é contar com as chaves de parafuso específicas e – melhor ainda – com uma parafusadeira elétrica na qual as chaves específicas se encaixam.

A parafusadeira elétrica não seria muito útil se ela fosse aplicada somente a chaves Philips. E não seria a melhor ferramenta se também fosse lixadeira, desempenadeira e serra circular, tudo na mesma máquina.

No caso da escolha de uma consultoria, vale a mesma analogia: para ela ser a melhor consultoria de marketing, precisa fazer o melhor equilíbrio entre especialização e habilidade ampla.

Desse modo, recomendamos a escolha entre empresas que contam com habilidades pertinentes a um mesmo ramo de competências – no caso do Marketing, na habilidade direta de conquistar e manter clientes.

Assim, pelo nosso ponto de vista, uma ótima consultoria de marketing pode oferecer serviços em Estratégia de Negócios, Gestão Comercial (e Vendas), Posicionamento de Marcas e até mesmo Estratégias Digitais.

Porém, ainda no meu ponto de vista, ficamos com receio em relação a consultorias que alegam ser “o canivete suíço” da gestão. Oferecendo serviços de Consultoria em Finanças, Tecnologia, Recursos Humanos, Logística, Processos e Marketing, tudo no mesmo time…

No geral, é bem difícil um médico ser um bom cardiologista, ortopedista, otorrino e psiquiatra, sendo a mesma pessoa!

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Que tal conhecer uma ótima opção nesse mercado?

Não poderíamos deixar de falar dos nossos serviços, não é mesmo?

Após oferecer os melhores filtros para ajudar na sua escolha e para que sua empresa fuja das armadilhas no mercado, seria muito gentil da sua parte convidar a Burlamaqui Consultoria de Marketing e Estratégia para orçar suas necessidades.

Sendo hoje a mais recomendada Consultoria Empresarial nas categorias Marketing e Estratégia do Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), utilizamos essas competências para fazer de sua empresa a favorita dos clientes.

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